15 de janeiro de 2011

Despencando

Mais uma novela global acabou, alguns terminaram com finais felizes e outros terminaram na sargeta. Como toda a novela.
Porém, nada feliz mesmo, foi o recorde negativo de audiência que a novela das nove propôs a emissora global, fechando a década com a média de 35,1 pontos de audiência, a pior já vista nos anos 2000.
A trama de Sílvio de Abreu ainda conseguiu superar o folhetim anterior "Viver o sono", com 35,8 pontos de acordo com o Ibope.
Nós do Gente Tensa, achávamos que nada poderia superar a baixa audiência daquele fracasso de Manoel Carlos, que teve pouquíssimos pontos positivos, mas aí veio "Passione", que estava capengando em uma trama morna, até que tomou fôlego quando os mistérios já previstos se inseriram na novela, contudo os mistérios vieram tarde demais, já que as médias registradas anteriormente eram muito baixas. Tinha dias - geralmente em finais de semana - que a novela estava se igualando a audiência de "Ti-ti-ti". Preoculpante, para não dizer no mínimo patético, uma emissora que estava acostumada com mais de 40 pontos em suas atrações nesse horário, não conseguir atingir a meta deis de "Duas Caras" em 2007/2008 que terminou com a média de 41 pontos de audiência.
Um dos motivos, além de algumas novelas realmente serem muito ruins; é o fato de agora mais pessoas estarem buscando programas alternativos em canais de TV a cabo e também se entreterem mais na internet.
"Passione" obteve 52 pontos em seu último capítulo. Essa marca não se vê deis da reta final de "Caminho das Índias" em 2009, mas o triste fim da audiência da novela foi inevitável.
Com as coisas andando desse jeito, aonde a Globo vai parar? Tudo bem que ela continua usando a coroa de mais assistida, mas que sua audiência está descendo - e muito - isso ninguém pode negar.
É sentar e esperar a trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares renderem bons frutos para que o canal comece a nova década com o pé direito.

OBS: 1 ponto de audiência equivale a 60.000 habitantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário